Dicas

Laser nos dias atuais

16/11/2011

A procura por uma melhora da aparência buscando autoestima e  bem-estar  vem aumentando a cada dia. Isso pela maior acessibilidade das pessoas a esse segmento que não para de crescer: o da indústria dos maquinários de beleza. Esses aparelhos são os lasers, luzes pulsadas, radiofrequencias, etc.

Aparelhos de todos os tipos entram no mercado, prometendo fazer de tudo, mas, na verdade, o seu poder é limitado. Esse limite está vinculado à  potência da máquina,  habilidade de quem a opera,  correta seleção do paciente.

Saliento que, para um médico utilizar tais tecnologias, é grande a necessidade de se atualizar. Para isso há uma demanda enorme de tempo, dedicação, estudo e financeira. É importante estudar detidamente cada uma das tecnologias e realizar treinamentos práticos antes de ter certeza de que esta ou aquela tecnologia é confiável para ser utilizada em seus pacientes.

Todavia isso nem sempre se aplica à realidade. Frequentemente se assiste a profissionais que compram ou alugam máquinas e, não raro, contratam  técnicos para manejarem a máquina, como se se tratasse de um mero computador.

 

Há também a categoria dos que realmente se aprimoram, participam de workshops e congressos, estudam, visando a proporcionar o melhor aos seus pacientes, com o menor risco possível.

Esses aparelhos  são seguros, o índice de complicações é baixíssimo, desde que sejam respeitadas as orientações dadas pelo médico e desde que os aparelhos sejam operados por médicos habilitados. O ideal é que sejam profundos conhecedores da pele, pois irão saber adaptar o tratamento ao tipo de pele de cada paciente, em vez de usar a mesma programação para todos os pacientes.

Sendo assim, procure sempre saber se quem vai realizar o seu tratamento é médico. Informe-se também se ele é associado a alguma sociedade médica, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br)

  • 16/11/2011 Laser nos dias atuais
  • 16/11/2011 Alimentação X Pele
  • 16/11/2011 O que são medicamentos genéricos
  • 16/11/2011 Cuidados com a pele oleosa
  • 16/11/2011 Câmaras de bronzeamento: opção de risco
  • 16/11/2011 Cuidados com a pele ressecada
  • 16/11/2011 Como utilizar o protetor solar?
  • 23/10/2011 Proteção solar